ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!

GeralO CAR e o Programa de Regularização Ambiental – PRA

17 de janeiro de 2019by Campos & Farias0
https://www.cfarias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Depositphotos_29293945_s-2019.jpg

O CAR e o Programa de Regularização Ambiental – PRA

Recentemente, foi publicada a Medida Provisória 867/2018 que prorrogou por mais um ano o prazo para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), mecanismo previsto no novo Código Florestal, vejamos a alteração legislativa:

§ 2º A inscrição do imóvel rural no CAR é condição obrigatória para a                                                                           adesão ao PRA,  devendo essa adesão ser requerida até 31 de dezembro de 2019,                                                         permitida a prorrogação por mais um ano por ato do Chefe do Poder Executivo.  (Lei                                                           12.651/2012, art. 59).

Mas por que tal medida foi necessária? Bem, o Código Florestal de 2012 trouxe alguns instrumentos a serem implementados, conforme disposições transitórias, entre os quais o CAR e o PRA.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento auto declaratório do proprietário ou do possuidor do imóvel rural, cujo objetivo é localizar as áreas rurais de uso consolidado, as áreas remanescentes de vegetação nativa, as áreas de servidão administrativa,  de Reserva Legal (RL) e as Áreas de Preservação Permanente (APP). Trata-se de um instrumento essencial para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

A inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) é obrigatória desde 01/01/2019 e poderá ser exigido em transações financeiras como o acesso ao crédito rural e ao seguro agrícola, por exemplo!

No Rio Grande do Sul o CAR foi regulamentado através do Decreto 52.431/2015, com especial atenção ao Bioma Pampa e sua diversidade de fauna e vegetação nativa. No  entanto, o referido Decreto considera áreas rurais consolidadas no Bioma Pampa em duas situações distintas:  a) por supressão de vegetação nativa para uso alternativo do solo e; b) por supressão de vegetação nativa para atividades pastoris, o que está em discussão judicial – Ação Civil Pública  Processo Nº 001/1.15.0122787-5, em trâmite na 10ª Vara da Fazenda Pública DE Porto Alegre.

O CAR é o primeiro passo para o aproveitamento dos demais mecanismos da Lei 12.651/2012, como a adesão ao PRA que trará a possibilidade de regularização ambiental para aqueles produtores que tenham áreas de uso consolidado, evitando-se, com isso, a aplicação de sanções a partir da adesão ao PRA e assinatura de Termo de Compromisso Ambiental junto ao órgão ambiental competente.

A elaboração do PRA ficou a cargo dos Estados e alguns deles, entre os quais, o Rio Grande do Sul, ainda não elaboraram o seu Programa de Regularização Ambiental, sem o qual os produtores não conseguem fazer a adesão!

Os Programas de Regularização Ambiental  objetivam, então, a regularização das Áreas de Preservação Permanente – APP, de Reserva Legal – RL e de uso restrito, desmatadas até 22/07/2008, ocupadas por atividades agrossilvipastoris. Tal regularização ocorrerá mediante recuperação, recomposição, regeneração ou compensação ambiental.

Realizada a inscrição no CAR, os proprietários ou os possuidores de imóveis rurais com passivo ambiental relativo às áreas especialmente protegidas poderão solicitar de imediato a adesão aos Programas de Regularização Ambiental – PRA dos Estados e do Distrito Federal para proceder à regularização ambiental do seu imóvel rural.

Então fique atento aos prazos para não sofrer qualquer prejuízo em sua atividade!

 

Carmem FariasAdvogada Agroambiental, sócia da Campos & Farias Advogados Associados. Escritório na  Av. Dr. Nilo Peçanha, 1221/601 | Três Figueiras | Porto Alegre/RS. contato@cfarias.com.br 

Siga nossa página no facebook!

 

Faça seu comentário

Seu e-mail não será publicado e nem ficará visível. Campos obrigatórios marcados *

Carmem Farias Advocacia Agroambiental

Endereço: Av. Dr. Nilo Peçanha, 1221/601 – Três Figueiras, Porto Alegre – RS, 91330-000
Telefone: (51) 3047-0040 ou (51) 99916-6003