top of page
Buscar
  • Foto do escritorCfarias

Renegociação de Dívidas Rurais



Temos acompanhado a realidade do Produtor Rural tanto da Pecuária quanto da Agricultura, os quais estão inseridos em uma realidade de crise de custos e preços, além do endividamento, presente em uma parcela significativa do mercado.

É nosso compromisso acompanhar as tendências e soluções que o mercado financeiro aponta, assim como os movimentos legislativos a respeito.

Recentemente, estivemos na expointer acompanhando uma dessas discussões, o Fórum de Crédito Rural, que contou com a participação do Deputado Federal Jerônimo Goergen – Presidente da Comissão Externa de Endividamento Agrícola, e que vem desempenhando um importante papel na defesa dos produtores Rurais, além da presença do Banco do Brasil, da Farsul e de importantes entidades do agronegócio do nosso Estado.

Existem alguns programas importantes de renegociação em andamento e, em outro post havíamos mencionado o programa do BNDES, no entanto, como se esperava, ainda existem dúvidas e inquietações quanto a sua implementação, além da taxa de juros considerada elevada para o setor (TLP + 4,5%), mas, que pode ser favorável em dívidas com fornecedores, por exemplo.

Pois bem, a discussão agora é quanto a adesão do sistema financeiro à linha do BNDES ou o lançamento de linhas próprias, como parecem caminhar, especialmente, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, entre outros. Mas, será necessário aguardar até a segunda quinzena de setembro para que as soluções sejam formalmente apresentadas.

Como direcionamento, ao renegociar dívidas do crédito rural, os produtores devem observar, além da taxa de juros, aspectos como prazos e carências, dívidas em discussão judicial, cadastros negativos e a questão de acesso a novo crédito que é uma questão crucial.

Então, estamos diante de um cenário com diversas medidas para renegociação de dívidas, voltadas a pecuária e às diferentes culturas, vamos aguardar!

Além disso, vale lembrar que aqueles que possuem dívidas de PESA e Securitização vencidas até 30/12/17 e inscritas em dívida ativa da União até 31/07/2018, terão até 27/12/2018 para quitá-las com significativo desconto!

Saiba+ Deixe sua mensagem em nosso site ou através do e-mail contato@cfarias.com.br, teremos prazer em responder suas dúvidas!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page